Comissão de Esportes fará pesquisa cultural com alunos do município

Foi deliberado pelos membros um projeto para alterar denominação da comissão
Comissão de Esportes fará pesquisa cultural com alunos do município

A Comissão Permanente de Esporte, Cultura e Lazer da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou, nesta quinta-feira, 24 de junho, reunião em formato on-line.

A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Matheus Moreno (MDB), e contou com a presença da vereadora Duda Hidalgo (PT), vice-presidente da comissão.

Entre os assuntos deliberados, foi aprovado o encaminhamento de um projeto de decreto legislativo incluindo “Recreação e Turismo” à denominação da comissão, para posterior aprovação em Plenário.

Também foi aprovado o encaminhamento de um requerimento ao Executivo com o objetivo de solicitar mais informações sobre a política pública municipal de gestão de documentos e arquivo documental.

O projeto de lei de nº 58/2021 foi abordado devido a sua importância para as manifestações artísticas e culturais nos espaços públicos da cidade. Elaborado com a participação de representantes do setor artístico e cultural do município, da Secretaria da Cultura e Turismo, o projeto é de autoria do Coletivo Ramon Todas as Vozes, e foi representado na reunião por Flávio Racy, que explicou o objetivo é criar uma definição na legislação municipal que resguarde o direito de os artistas de rua exercerem o próprio ofício, com um regramento definido quanto ao compartilhamento e uso dos espaços públicos.

Mapear a qualidade e o acesso de crianças e adolescentes estudantes na rede municipal de Ribeirão Preto aos teatros e demais centros culturais e artísticos da cidade também foi pauta no encontro. Matheus Moreno levou à comissão a proposta de realizar uma ampla pesquisa, a fim de identificar a interação dos jovens com os diferentes dispositivos de arte e cultura no município, assim como entender as dificuldades que podem existir na promoção e incentivo das artes, e buscar alternativas para resolvê-las. A pesquisa será encaminhada para escolas públicas e privadas do município e será respondida on-line pelos alunos.

A vereadora Duda sugeriu o acréscimo de algumas questões, para que a pesquisa seja mais completa, inclusive tendo o perfil da unidade escolar e bairros.

A reunião da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer acontece sempre na última quinta-feira de cada mês, às 15h, transmitida pelo Facebook e Youtube da TV Câmara.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)